O diagnóstico Precoce é IMPORTANTE!

Existe um mito diagnóstico de que pode ser que cerca o Autismo (TEA) muito prejudicial e atrasar o desenvolvimento das crianças.

Atualmente sabemos que quanto antes realizado o diagnóstico adequado, mais rápido iniciam-se as intervenções, melhores serão as chances de desenvolvimento da criança que apresenta atrasos cognitivos e comportamentais.

Muitas pesquisas mostram que nosso maior potencial de aprendizagem é durante a infância devido a neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade que o nosso cérebro tem de aprender e se adaptar as mudanças no ambiente externo.

Portanto, um ambiente enriquecido de informações e estímulos corretos na primeira infância, formam nosso desenvolvimento e funcionamento na vida adulta. Ou seja, quanto mais estímulos recebemos nessa fase, mais oportunidades de aprendermos comportamentos novos e funcionais. Tendo mais qualidade na vida adulta.

Caso note atrasos no desenvolvimento do seu filho(a), procure um profissional especializado e comece uma investigação. O diagnóstico é realizado em conjunto com profissionais de diversas áreas da saúde (psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neuropediatra, entre outros), cada um avaliando sua parte visando precisão e a melhor intervenção para a criança.

Saiba que o Autismo é um espectro! É amplo e, uma infinidade de comportamentos diferentes podem aparecer e ninguém será igual a ninguém. Não espere os atrasos comprometedores após os 3 anos completos. O correto é intervir nos primeiros anos de vida. A partir de 18 meses já é possível identificar muitos atrasos em uma avaliação comportamental bem feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.